
Anabela Gaspar
Lighting Designer

​
​
"Corre o ano de 1165… 
Depois de um serão festivo nos jardins do palácio do alcaide de Yabura, Geraldo, tirando proveito de uma relação com Yasmina – que servia no palácio, rapta Samira, a filha do alcaide, e leva-a para o seu castro pretendendo usá-la como moeda de troca pela cidade.
Assim se dá o mote para “Geraldo e Samira – Uma Ópera Para Évora”, um épico inédito que se constitui como tributo a esta cidade alentejana e à sua importância na independência de Portugal. Um tributo feito de ficção, música e dança que parte dos amores e desamores, alianças e traições de dois dos mais destacados personagens da iconografia eborense: Geraldo Sem Pavor e a moura Samira..."
​
Os protagonistas são algumas das mais reconhecidas vozes da música lírica nacional e internacional: Marco Alves dos Santos como Geraldo, Natasa Sibalic como Samira e ainda Miguel Maduro Dias, Luís Rendas Pereira, Juliana Mauger e Manuel Gamito. Acompanhados por uma orquestra de 20 elementos, pelo coro Eborae Música e o grupo de instrumentistas, bailarinos e cantores árabes de Eduardo Paniagua, todos sob a direcção musical do maestro Brian MacKay .
​
​
Geraldo e Samira
Uma Ópera para Évora








Música de Amílcar Vasques-Dias
Libreto original de Helena da Nóbrega
Encenação - F. Pedro Oliveira
Coreografia - Nélia Pinheiro
Guarda-roupa - Isabel Telinhos
Desenho e direcção de Iluminação - Anabela Gaspar
Sonoplastia - João Paulo Nogueira
Direcção de Cena - Mariana Silva
Direcção artística e coordenação de produção - Luís Pacheco Cunha
Equipa de Produção - Luís Pacheco Cunha, Élio Correia, Mariana Silva e David Elrich
Musicamera Produções em coprodução com Câmara Municipal de Évora